COVID-19 não paralisou o funcionamento do Conselho Constitucional

"Hoje em dia, para fazer face à dinâmica actual, torna-se cada vez mais imperativo que as organizações se ajustem, aprimorem as suas capacidades quer para superarem a concorrência, quer para se auto-superarem", palavras da Presidente do Conselho Constitucional, Doutora Lúcia da Luz Ribeiro, quando procedia a abertura da reunião do balanço anual desta instituição referente ao ano de 2020.
No encontro realizado na última sexta-feira (18.12.2020), na cidade de Maputo, a Doutora Lúcia Ribeiro disse que no Aparelho do Estado há um conjunto de regras e procedimentos desenhados que contribuem para uma planificação mais eficiente, o chamado ciclo de planificação, incorporado na gestão corrente do Conselho Constitucional.
Num olhar ao ano de 2020 prestes a findar, aquela dirigente afirmou que apesar da escassez de recursos financeiros e os efeitos nefastos do COVID-19, o Conselho Constitucional continuou a funcionar empenhado no seu crescimento, com vista a satisfazer o interesse dos cidadãos.
Citou como exemplo, a materialização de um sonho que consistiu no lançamento da pedra para a construção do novo edifício desta instituição e ainda a publicação do livro "O GUARDIÃO" e da revista informativa, para além da modernização dos serviços do Conselho Constitucional numa colaboração com o CEDSIF.
Na ocasião, os técnicos do CEDSIF apresentaram dois temas: o impacto da execução orçamental na agilidade institucional e perspectivas do sistema de planificação do Conselho Constitucional como ponto de partida para a realização das suas actividades.
A abordagem desta matéria permitiu compreender a dinâmica da execução do orçamento institucional e o sistema de planificação numa perspectiva moderna aliada ao uso das TICs, Tecnologia de Informação e Comunicações.
Participaram na reunião do balanço anual de 2020, os juízes conselheiros do Conselho Constitucional e alguns funcionários da instituição. (x)