O Conselho Constitucional (CC) através da Unidade do Género e Assuntos Transversais promoveu, no dia 20 de Dezembro, uma palestra sobre “Violência Baseada no Género” para funcionários e colaboradores deste Órgão de Soberania.
A iniciativa enquadra-se na campanha global denominada “16 dias de activismo sobre violência baseada no género” que acontece anualmente entre os dias 25 de Novembro, Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres e o dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Presente na ocasião, o Secretário-Geral do CC, Dr. Paulo Machava, disse que o objectivo central da palestra foi difundir as concepções sobre a violência baseada no género.
Por sua vez, a Dr.ª Alzira Magalhães, coordenada da Unidade do Género e Assuntos Transversais, coube a tarefa de apresentar a palestrante, Dr.ª Drucila Meireles, destacando entre várias qualidades, activista e sobrevivente da violência baseada no género.
É fundadora da Kusimudzana, uma organização feminista comunitária localizada na província de Manica.
Em reconhecimento às suas contribuições, a Drucila foi homenageada com o prémio Rainha Elizabeth II de jovens líderes, em 2016, pelo seu trabalho com a Kusimudzana. Além disso, de 2019 a 2023, actuou como membro do Grupo de Referência Nacional da Sociedade Civil para a Iniciativa Spotlinght, uma parceria global entre a União Europeia e as nações Unidas para acabar com a violência contra mulheres raparigas.
Last modified: Dezembro 27, 2023