Contactos: + (258) 21 48 7432 | correiocc@cconstitucional.org.mz


Jurisdição constitucional garante paz e estabilidade

  • Afirma PR, Filipe Nyusi

 

O Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, disse ontem, em Maputo, que o funcionamento eficaz da jurisdição constitucional é um factor de paz e estabilidade e uma garantia de respeito pela dignidade da pessoa humana.

O PR falava durante a abertura da sexta Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa (CJCPLP), evento organizado pelo Conselho Constitucional (CC) que decorre desde ontem, em Maputo.

Segundo o PR, «as jurisdições constitucionais são um pilar fundamental do Estado de Direito Democrático, são guardião da Constituição, que assume a responsabilidade pela defesa da ordem constitucional e materialização da justiça constitucional», declarou.

Afirmou que os magistrados que trabalham na administração da justiça devem estar expostos à crítica pública, uma que tem um papel essencial na administração da justiça.

Apelou os tribunais constitucionais para serem acutilantes na fiscalização da interdependência entre os vários poderes, sublinhando que a colaboração deve ser feita na estrita obediência da legalidade constitucional.

Sublinhou a necessidade de educação da população sobre as leis fundamentais visando doptar os cidadãos de conhecimentos que permitam a defesa da dignidade humana.

O seminário de Maputo contemplou ainda, uma sessão de trabalhos  (seminário), com o tema: “Jurisdição Constitucional e Outros Poderes”, aberto aberto ao público, com intervenções do Tribunal Constitucional de Angola, Supremo Tribunal Federal do Brasil, Tribunal Constitucional de Cabo Verde, Supremo Tribunal de Justiça da Guiné – Bissau, Conselho Constitucional de Moçambique, Tribunal Constitucional de Portugal, Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe e do Tribunal de Recurso de Timor-Leste.