O Conselho Constitucional promoveu, de 25 a 29 de Agosto, em Maputo, uma formação dos seus técnicos de diversas áreas e serviços de apoio em matérias classificadas, ministrada pela Comissão Nacional para a Implementação das Normas do Segredo do Estado – CPISE.
A formação versou sobre diferentes temas relativos a matérias classificadas, como a classificação da informação, gestão da informação classificada, registo da correspondência, segurança, sigilo profissional, sanções por infracções às normas da SIC, legislação atinente, entre outros ligados ao quotidiano do funcionário público.
Instados a pronunciar-se sobre o evento, os técnicos formados congratularam a iniciativa e manifestaram satisfação pela oportunidade criada para aquilatarem os seus conhecimentos e procedimentos relativamente às matérias ministradas, destacando que, com os saberes adquiridos, se sentem mais preparados e prometeram aplicá-los nos seus sectores, com vista à melhoria do seu trabalho.
Falando no encerramento do evento, o Director Nacional de Administração e Finanças do Conselho Constitucional, Joaquim Maonguere, mostrou-se satisfeito tanto com as matérias tratadas como com o decurso da capacitação e instou os técnicos a reflectirem as ferramentas e conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia, tendo, por outro lado, prometido envidar esforços para que mais formações tenham lugar.
A formação enquadra-se na iniciativa do Conselho Constitucional de formação e capacitação dos seus técnicos em matérias específicas sobre o funcionamento do Estado.
Last modified: Setembro 2, 2025