Contactos: + (258) 21 48 7432 | correiocc@cconstitucional.org.mz

Conselho Constitucional canaliza apoio ao INGD para vítimas das inundações

Janeiro 21, 2026

Na sequência das enxurradas causadas pelas intensas chuvas que se fazem sentir um pouco por todo o país, que já afectaram milhares de pessoas, com perda de inestimados bens diversos, a Presidente do INGD, acompanhada por directores e técnicos da instituição que dirige, deslocou-se, ontem, ao Conselho Constitucional, a convite deste órgão de soberania, para a canalização do seu apoio às pessoas atingidas pela intempérie.

A ajuda, no valor de 100 mil meticais, fruto da contribuição de dois dias de salário dos Juízes Conselheiros e dos funcionários, estes últimos com o que puderam, foi entregue pela Presidente do Conselho Constitucional, que se fazia acompanhar por Venerandos Juízes Conselheiros do Conselho Constitucional e o Secretário-Geral.

A Veneranda Presidente reconheceu que, “pela magnitude das carências de vária ordem que enfrentam, este gesto representa uma gota no oceano”, mas socorreu-se ao espírito do hino nacional para dizer que, se unirmos esforços, “milhões de braços, numa só força, podemos vencer”, apelando, por isso, que este dever de ajudar seja assumido por todos. Referiu mesmo que todos devem fazer o esforço de apoiar, visto que, mais do que um acto de solidariedade, é um dever, pois, por mais pequena que seja a contribuição, juntando-se às outras, pode satisfazer necessidades básicas e até mesmo questões logísticas neste processo.

Mas também deixou uma palavra de apreço aos “cuidadores”, referindo-se às equipas do INGD, que não medem esforços nas acções de salvamento e apoio às vítimas das enxurradas, os quais invariavelmente são esquecidos nestes momentos, mas que também precisam de cuidados, dada a natureza do trabalho a que estão expostos.

Em reacção, a Presidente do INGD começou por agradecer o gesto de solidariedade do Conselho Constitucional, destacando ser um apoio “que pode parecer pouco, como Vossa Excelência acabou de fazer referência, mas para nós é muito, pois temos várias necessidades do dia-a-dia nos diversos centros de acomodação e todo o apoio que estamos a receber está a fazer grande diferença”, visto que “mesmo com os avisos que fizemos, as pessoas não conseguiram retirar os seus pertences”. E avançou igualmente que, quando as águas baixarem, enfrentarão outro problema no apoio às famílias que perderam praticamente tudo, daí todo e qualquer apoio ser bem-vindo, terminando por reiterar o seu agradecimento ao Conselho Constitucional.

Abaixo a mensagem da Veneranda Presidente do Conselho Constitucional, Prof.a Doutora Lúcia da Luz Ribeiro

Excelentíssima Presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD)

Neste momento extremamente difícil para Moçambique, em particular para muitos concidadãos, o sentido humano e o de dever impele-nos a prestarmos o nosso singelo apoio, que também carrega a nossa solidariedade, na esperança de que lhes proporcione o merecido calor e conforto.

Temos ciência de que, pela magnitude das carências de vária ordem que enfrentam, este gesto, no valor de 100.000,00Mt (cem mil meticais), fruto do desconto de dois dias de salário dos Juízes Conselheiros e dos funcionários, estes últimos com o que puderam, constitui uma gota nas gigantescas necessidades que a situação criou, mas estamos esperançosos de que, se juntarmos as mãos dos milhões de braços, numa só força, cada uma com a sua gota, criaremos impressionantes ondas de solidariedade e vamos vencer.

Apelamos à solidariedade de todos. Cada gesto, cada contribuição, por menor que pareça, pode significar alimento, abrigo, água potável, medicamentos e esperança para quem tudo perdeu.

Unamo-nos como irmãos e irmãs, estendendo a mão a quem mais precisa.

Maputo, 20 de Janeiro de 2026

Lúcia da Luz Ribeiro

Presidente do Conselho Constitucional

Last modified: Janeiro 21, 2026

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *